Mais um gol de letra. A Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Futebol de Rua oficializaram, nesta terça-feira (09/04), no CIEP Municipalizado 220 Yolanda Borges, o projeto Futebol de Rua pela Educação. A ação vai atender cerca de 80 alunos inscritos com aulas de futebol no contraturno escolar. A solenidade contou com a participação da subsecretária Pedagógica, Arlene Cavalini e da representante do Instituto Futebol de Rua, Djeine Fogaça.
 
“Cada vez que a gente consegue implementar um projeto em uma unidade escolar é gratificante para nós, porque o resultado é gerar o desenvolvimento sociocognitivo nos nossos alunos. Esse projeto, por exemplo, não é só esportivo, mas também social e inclusivo, ou seja, pensa no estudante como um todo”, destacou Arlene, acompanhada da diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, Ariana Rabelo. Também estavam presentes, a diretora da unidade, Isadora Guerra.
O programa socioesportivo é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da empresa NTS.
 
O projeto Futebol de Rua pela Educação que, em 2022, foi lançado como piloto no CIEP Municipalizado 120 - Monteiro Lobato, onde ficou durante um ano, tem por objetivo promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando o aprendizado, a cidadania e a formação de valores, além de evitar a evasão escolar.
As aulas são ministradas por pedagogos e professores de Educação Física para meninos e meninas, de 7 a 13 anos. A metodologia alia aulas da formação humana ao futebol.
 
Os alunos José William de Oliveira, de 12, Isabelly Lopes, de 13 e Jamilly Késia, de 14, inscritos no programa, comemoram a novidade:
“Gosto de estudar e jogar bola. Será um grande aprendizado para mim”, disse José William.
“É a primeira vez que participo de um projeto como esse, e estou muito feliz”, avisou Jamilly.
“Eu jogo bola desde bem pequena e será bem divertido”, acrescentou Isabelly.