Programa Ver e Viver, que oferece óculos gratuitos aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, diagnosticados com deficiência visual, esteve, nesta quinta-feira (24/10), na Escola Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos, para a realização de exames de vista nos estudantes que, anteriormente, passaram por uma triagem na própria escola. Na hora, os diagnosticados ainda puderam escolher o novo acessório. Além dessa unidade, outras duas estão passando pelo mesmo processo. São elas: Darcy Ribeiro e Ana de Souza Herdy. A previsão é de que a entrega dos óculos seja feita no início do ano que vem. A ação, que já beneficiou cerca de mil alunos, é graças à parceria que a SME Caxias firmou desde 2017 com a siderúrgica ArcelorMittal, autora do programa.
 
A avaliação foi acompanhada pela diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), Ariana Rabelo, e a representante da ArcelorMittal, Alessandra Oliveira. Felizes com o resultado positivo da ação, elas fizeram um balanço:
 
“Todos os projetos que a SME busca e recebe parcerias são significativos, pois interferem diretamente no processo ensino–aprendizagem. O Ver e Viver é um deles. Um aluno que enxerga bem, não terá dificuldades para aprender”, destacou Ariana.
 
“Esse projeto é o bibelô da nossa empresa. É um programa muito rico, pois a gente consegue proporcionar qualidade de vida para as crianças”, completou Alessandra.
Já os beneficiados só têm a agradecer:
“É uma ótima oportunidade para sabermos a deficiência visual dos nossos filhos. E, de quebra, eles ainda ganham os óculos, que é caro”, disse Georgia Lorena de Souza, mãe da Loren, de 10 anos, que foi avaliada com grau de miopia.
A aluna Paula Vitória Lima, de 9 anos, era só alegria ao saber que iria usar óculos.
“Eu queria muito! Acho que vou ficar mais bonita. Além disso, eu estava enxergando o quadro meio embaçado na hora de copiar o dever”, contou.