A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB) e Coordenadoria de Ensino Fundamental - Anos Inicias,, promoveu a 1ª Mostra de Educação Integral, na quinta-feira (07/11), no auditório da sede da SME, para apresentar os resultados positivos que têm alcançado. Atualmente, a rede conta com sete escolas em tempo integral, sendo a primeira implementada em julho de 2023.
Na ocasião, educadores da E. M. Bilíngue Itamar Franco, E.M. Professora Olga Teixeira de Oliveira, E.M. Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu, Cieps municipalizados 405 - Ministro Santiago Dantas, 220 -Yolanda Borges, 319 Oduvaldo Viana Filho e 338 – Célia Rabelo, que atuam nesse modelo de ensino, apresentaram relatos de experiências enriquecedores sobre as práticas realizadas dentro e fora da sala de aula. O evento contou com a presença da subsecretária Pedagógica Arlene Cavalini, que estava acompanhada de outros subsecretários da Educação, Angelina Moreira e Gustavo Ribeiro.
“A gente sabe a importância desse programa na vida dos nossos alunos. É através da educação que a gente desbrava o mundo. Nossa meta é implementar mais escolas em tempo integral na rede”, destacou Arlene.
Para a diretora do DEB, Penélope Monteiro, que, junto a sua equipe, conduziu o evento, o sentimento é de dever cumprido.
“Os trabalhos superaram as nossas expectativas. É a prova de que quem está na linha de frente, tem um trabalho sério, comprometido, dedicado e realmente faz a diferença na vida dos alunos. A escola em tempo integral garante não só o acesso, mas também a permanência do estudante durante 7, 8 horas no espaço escolar, desenvolvendo atividades que façam parte da vida dele, proporcionando uma transformação social positiva”, pontuou Penélope.
Os temas apresentados foram diversificados: atividades sobre sustentabilidade, resgate da história e da cultura locais, riquezas da música brasileira, a importância dos animais na natureza e campanhas contra o bullying e discriminação racial, entre outros, desenvolvidos por meio de trabalhos pedagógicos e artesanais, exposições e passeios.
Uma turma de alunos da E.M. Itamar Franco, que também é bilíngue.