Um livro ou uma dancinha do Tik Tok? Alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade da Escola Municipal Mauro de Castro, no bairro Jardim Gramacho, apresentaram seus talentos artísticos durante o 10º Café Literário realizado na segunda-feira (18/11), na unidade escolar. O evento, além de fomentar o hábito do estudante pela leitura e a produção textual, faz com que eles interajam e desenvolvam a criatividade em meio a um ambiente descontraído.
De acordo com a diretora da Mauro de Castro, Naise Martins, o trabalho literário tem atendido as expectativas.
“O Café Literário faz parte do nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP). Todo ano nós o fazemos voltado para a diversidade, pois no nosso bairro, embora seja bem carente, encontramos talentos que devem ser estimulados e valorizados”, destacou.
Temas, como racismo, questões sociais, relacionamentos, bullying e afetos foram alguns dos destaques em textos autorais dos alunos, sendo alguns deles, baseados em experiências pessoais. Outro diferencial foram os Classificados Poéticos, onde eles puderam construir textos de maneira divertida e criativa. Além disso, poesias de Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Machado de Assis, Conceição Evaristo e Érico Veríssimo, entre outros, foram abordados.
A coordenadora de Ensino Final Anos Finais, Vilma Soares, prestigiou os trabalhos e parabenizou a atuação não só dos alunos, mas também dos professores envolvidos. Ela destacou ainda a importância de valorizar o hábito pela leitura em tempos em que a área digital está sendo priorizada pelos jovens.
A apresentação dos alunos ainda rendeu uma exposição nos corredores da escola sobre narrativas poéticas, inspiradas nas caraterísticas e peculiaridades do bairro onde vivem, de acordo com o olhar de cada um.