De portas abertas para o conhecimento e novas oportunidades, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Pesquisa e Formação Paulo Freire (DPFPF), promoveu o I Colóquio de Pesquisa Científica em Educação: Contribuições para a Prática Pedagógica, nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da sede. O objetivo do encontro foi apresentar resultados de projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos em escolas da rede por educadores de universidades públicas e particulares parceiras da SME.
 
“A ideia é que todos possam compreender o papel da universidade no território da escola e sua contribuição através dos projetos, pesquisas e agências de fomento. Elas contribuem ainda com financiamentos na infraestrutura. Numa das nossas escolas, por exemplo, foi montado um laboratório de ciências, com apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro)”, pontuou a diretora do DPFPF, Glacione Arruda.
 
Na ocasião, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio), FEBF/ UERJ – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e Universidade Estácio de Sá, apresentaram práticas pedagógicas exitosas. O encontro possibilitou a interação entre professores, pesquisadores, estudantes universitários e comunidade escolar. Foram trocas e novos conhecimentos sobre uma educação básica mais inovadora, democrática, critica e reflexiva.
 
Entre os temas dos projetos e pesquisas que foram ou estão sendo desenvolvidas nas unidades, estão: Melhoria do ensino de ciências nas escolas através de conhecimentos construídos por meio de divulgação científica; Linguagens plurais: sons, saberes e sabores em uma escola pública na Baixada; O trabalho pedagógico na perspectiva da educação emancipatória; Comunidade no centro da cena e da história local e Jornal Digital Estudantil: um papo sobre diversidade.