Na quinta-feira, (20/03), a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), realizou um encontro com diretores para orientações sobre o programa Acesso, antes conhecido como Acesso Mais Seguro (AMS), que desde 2017 tem sido aplicado em escolas localizadas em áreas vulneráveis à violência. Atualmente, 76 escolas da rede participam do programa.

A reunião enfatizou a importância das ações de proteção à comunidade escolar e incentivou novas escolas a aderirem ao programa. Ariana Rabelo, diretora do DPPE, reforçou: “É uma reunião de sensibilização, apresentando o Acesso e seu funcionamento. Infelizmente, com a propagação da violência, mais unidades veem a necessidade de medidas como essa.”

O programa busca diminuir os impactos da violência nas escolas, especialmente em áreas com altos índices de criminalidade. Profissionais das unidades são treinados para se tornarem multiplicadores dos protocolos de comportamentos mais seguros, orientando-os em como agir em situações de risco e adotando práticas preventivas, como gestão de crise e reconhecimento de locais mais seguros, sempre com o propósito de preservar vidas. Esses protocolos são adaptados a cada realidade e foram desenvolvidos pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), criador da iniciativa.

Deusdédith Lira, coordenadora do programa na SME, explicou que o Acesso é uma metodologia de gestão de risco, que ajuda as escolas a desenvolver planos de ação específicos para cada território. Ela ressaltou que as unidades participantes têm um índice de fechamento menor do que as não participantes.

Jaqueline Lemos, diretora da creche Hydekel de Freitas Lima, no Parque Ideal, reforçou a importância do programa:
💬 “Medidas como essa são de extrema necessidade para as nossas escolas que estão em áreas de vulnerabilidade. Precisamos dos treinamentos e orientações, e esse é o primeiro passo.”

O programa Acesso, atualmente de alcance internacional, já treinou mais de 40 mil profissionais em áreas de risco e vem expandindo sua atuação.