Na manhã de terça-feira, (25/03), o Teatro Raul Cortez foi palco do encontro das escolas municipais e estaduais para a apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa articular ações de educação e saúde para a promoção, prevenção e atenção integral aos educandos. Assim, as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Duque de Caxias, através do PSE, em parceria com o Instituto Nair e o Núcleo Especial de Atendimento à Crianças e Adolescentes (NEACA), promoveram palestras com o temáticas importantes, como por exemplo: A importância dos profissionais da educação no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e o Combate à Violência Sexual contra Crianças.*

O objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e o combate à violência sexual contra Crianças*

A programação incluiu apresentações de diversas organizações parceiras, como o Projeto Tampinhas que Curam, ONG Beaba e a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), que destacaram ações contra o câncer infantojuvenil, com ênfase na detecção precoce e no apoio contínuo às crianças e suas famílias. O evento ainda teve a presença da ONG NEACA que detalhou suas atividades de combate à violência sexual, reforçando a mensagem de proteção à infância.

A Dra. Patrícia Moura, profissional de Oncohematologia do Hospital Estadual da Criança, ressaltou a importância dos profissionais da educação na identificação precoce da doença. Ela destacou que professores e outros profissionais são essenciais para perceber sinais iniciais, como alterações comportamentais e físicas das crianças. “É preciso unir os esforços para os melhores resultados”, afirmou.

Simone Mozzilli, presidente da ONG Beaba, compartilhou sua experiência como sobrevivente de câncer, que inspirou o trabalho da ONG na informação lúdica sobre a doença.

Vera Lucia Silvia, Diretora de Mobilização Social do CONIACC, abordou o papel das ONGs no apoio a crianças com câncer, destacando o suporte psicológico, financeiro e social fornecido por essas organizações.

Judith Cortez, orientadora pedagógica da Creche e Pré-Escola Municipal Deputado José Carlos Coutinho, elogiou as informações compartilhadas: “Saio daqui com um olhar ampliado para essas questões que são importantes para o educador estar atento”.

Ao final, os coordenadores do PSE Professor Mário Sérgio Souza/SME e Dr. Bruno Ferraz/SMS, que completa 18 anos em 2025, apresentaram as práticas exitosas, bem como as metas e os temas a serem trabalhados para o Ciclo 2025/2026.