Na quinta-feira, 10/04, foi realizada uma reunião de integração do Programa Acesso, envolvendo as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Duque de Caxias, juntamente com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O objetivo foi apresentar os protocolos desenvolvidos por cada secretaria a fim de traçar planos e estratégias para a expansão do programa Acesso nas unidades de ensino e saúde.
O programa busca diminuir os impactos da violência armada nas escolas em áreas de vulnerabilidade. Profissionais das unidades escolares participam das oficinas de Comportamentos Mais Seguros e constroem um plano que orientam ações na preservação de vida dos funcionários que atuam em situações de conflitos de território.
No encontro, foi destacado o pioneirismo do município na implementação do programa, o primeiro do Brasil a transformar a metodologia em Lei Municipal nº 2902/18, parametrizada pelo CICV, com base na norma da ISO 31000 de Gestão de Risco, tornando-se referência nacional.
Arlene Cavalini, subsecretária Pedagógica, reforçou a importância do Acesso no município, que atualmente conta com 76 escolas participantes: “É um programa muito importante para nós. Ele dá um norte para nossos profissionais agirem em situações de risco e os aproxima da Secretaria”.
A reunião ainda discutiu alguns projetos que funcionam como mecanismos de gestão de estresse, atividades como Aulas Passeio, Projeto Mãos à Horta e oficinas de Comportamento Mais Seguro (CMS). Também foram debatidas possibilidades de ampliação do programa para outras unidades e a integração de novas ações que fortaleçam a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.
Dessa maneira, o município de Duque de Caxias, através da #SMECAXIAS consolida seu compromisso com a segurança escolar e o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, servindo como modelo para outros municípios que buscam reduzir os impactos da violência em suas comunidades.